A certidão negativa de bens pode ter diversas nomenclaturas. Seja pesquisa de bens, certidão de propriedade positiva/negativa, negativa de propriedade, entre outros. Mas, apesar dessas variações, a finalidade é a mesma.

Sendo assim, o propósito da certidão negativa de bens é a comprovação da inexistência ou possíveis propriedades de alguém ou de uma empresa, em um determinado cartório.

Informação crucial para uma série de ações junto à bancos, atos processuais e etc.

Então, saiba como solicitá-la e para que ela serve.

O que é a certidão negativa de bens e como utilizá-la?

A certidão negativa de bens, como vimos, atesta principalmente a inexistência de bens imobiliários. Sua emissão é em formato de uma certidão contendo os dados do solicitado, como o CPF ou CNPJ e nome completo ou razão social.

Com isso, a certidão negativa de bens é imprescindível em muitas situações como a compra/venda de propriedades, em financiamentos bancários e até mesmo em concorrências públicas ou licitações, a depender do caso.

Conheça um pouco mais sobre a sua utilização e fique por dentro.

Confira 10 dicas para quem quer comprar um imóvel aqui!

Então, quando é necessário solicitar o documento?

A certidão negativa é normalmente requisitada em bancos – para fins de empréstimos – cadastros com fornecedores, entre outros. Também são importantes em negociações de empresas.

Portanto, além da certidão negativa bens, há outros formatos da declaração que podem ser úteis nas circunstâncias listadas abaixo. Os que mais demandam a opção de bens estão nas primeiras posições da lista. Confira:

  • Para compra e venda de imóveis, automóveis e etc.
  • Em todos os tipos de financiamentos bancários
  • Para comprovar, quando solicitado, a inexistência (ou não) de bens
  • Em auditorias e licitações
  • Para ir morar em outro país
  • Ao fechar uma empresa
  • Processo de inventário

Peça sua Certidão Negativa de Bens Agora

Faça Seu Pedido Online da Certidão!

Iniciar Pedido

Veja como pedir sua certidão negativa de bens!

Você sabia que pode fazer isso com apenas um clique? Sim, com o serviço de cartório online solicitar documentos e certidões ficou muito mais fácil.

Ao acessar a página clicando no botão acima você já pode começar a preencher os dados. Tudo é feito de forma muito prática e simples.

Escolha o tipo de certidão: Certidão Negativa de Bens e preencha com os dados da cidade e estado de onde vai realizar a busca, nome do proprietário ou razão social a ser pesquisada, bem como, o CPF ou CNPJ, dados de envio, pagamento e pronto!

Feito isso, e em poucos dias, a certidão chegará no endereço de sua preferência.

Nada mais fácil do que isso, não é mesmo?

Vimos a importância da certidão negativa de bens e qual a finalidade desse documento quando solicitado.

Por fim, gostaríamos de ressaltar sobre as verificações pela internet feitas por algumas pessoas. Na maioria das vezes, elas não são suficientes. Motivo pelo qual emitir esse certificado é de extrema necessidade.

A consulta eletrônica tem muito mais um caráter informativo. E a comprovação, de fato, só se dá com a certidão negativa oficial.

Então, agora que você já sabe de todas essas informações, ficou mais claro como agir quando precisar obter esse documento. Mas se houver alguma pergunta ou esclarecimento que queira fazer, fique à vontade para nos enviar.

Estamos à disposição para ajudar.