O que são as Benfeitorias Indenizáveis?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 5 de agosto de 2022 e atualizado a 3 anos
benfeitorias indenizáveis

Você sabe como as benfeitorias indenizáveis podem ajudar em seu orçamento? Um termo ligado a contabilidade, mas que pode ser de grande valia.

Fazer reformas e pequenas ampliações num imóvel alugado é sempre motivo de dúvidas.

O locatário não sabe ao certo quando é sua obrigação ou se haverá algum tipo de recompensa posterior.

Nesse contexto surge a palavra benfeitoria, mas, como ela é aplicada na prática?

Será que ela influencia positivamente as suas contas?

Veja a seguir todas as informações sobre as benfeitorias indenizáveis.

Benfeitorias Indenizáveis: O que são?

As benfeitorias indenizáveis se referem a todos os custos pagos na ampliação de um imóvel (arrendado ou locado).

É condicional que a construção seja benéfica ao prédio e que sirva para atender as necessidades do morador ou de uma empresa locatária.

Isso significa que o locador, por exemplo, tem a possibilidade de reaver o dinheiro empregado numa ampliação de uma casa.

A ação não pode ser considerada como uma reforma de conservação, tais como pintura ou reparos.

É preciso considerar as seguintes situações:

  • As benfeitorias com indenização podem ser previstas no contrato de arrendamento ou locação
  • Permitisse amortizar valores gastos mesmo que seja indicado em contrato benfeitorias sem indenização. Mas, entre as cláusulas contratuais deve haver prazos de carências para realização do abatimento
  • Não havendo esse tipo de menção contratual, o locatário ou arrendatário pode solicitar as benfeitorias.

O Código Civil em seu Artigo 1.255, no Parágrafo Único, diz que

  • “Se a construção ou plantação exceder consideravelmente o valor do terreno, aquele que, de boa-fé, plantou ou edificou, adquirirá a propriedade do solo, mediante pagamento da indenização fixada judicialmente, se não houver acordo”.

Esses são pontos que você deve avaliar, sobretudo, se vai locar um imóvel.

Os tipos de benfeitorias

É também o Código Civil que traz a classificação dessas tratativas de indenização, veja abaixo como estão categorizadas as benfeitorias:

  • Necessárias: as benfeitorias necessárias são aquelas voltadas à preservação do imóvel. Ou seja, manutenções obrigatórias para manter a casa, prédio, apartamento, etc. em boas condições. Neste grupo estão os consertos básicos, troca de tubos hidráulicos, reparos da parte elétrica, dentre outros
  • Úteis: são consideradas benfeitorias úteis toda reforma que melhore a utilização do imóvel. Assim, se você construir uma garagem, ou fixar um novo gradeamento para aumentar a segurança, pode incluir nessa categoria. Empresas que alugam imóveis são as mais beneficiadas nesse quesito. É comum se construir anexos, ou melhorias como banheiros e salas
  • Voluptuárias: caracterizam por ampliações que melhoram a apresentação do imóvel. Embora não tenham caráter funcional, as benfeitorias voluptuárias trazem valorização à propriedade.

As categorias úteis e voluptuárias são as que possibilitam amortização e abatimento no Imposto de Renda ou em tributações como PIS e Cofins.

Também é importante diferenciar benfeitorias de pertenças, essa segunda se refere a despesas com instalações de aparelhos ou equipamentos.

Se você instalar um ar condicionado, por exemplo, não poderá requerer a indenização do locador.

São essas as considerações sobre as benfeitorias indenizáveis, vale analisar se faz parte de uma dessas condições e solicitar o retorno do dinheiro investido.

Continue no nosso blog para saber mais sobre assuntos como esse!

Precisando de ajuda? Acesse nossa central de atendimento

Comentários

Conteúdos Relacionados

Quais são os documentos necessários inventário judicial?

Quais são os documentos necessários inventário judicial?

Entender quais são os documentos necessários inventário judicial é fundamental, pois a falta de algum deles pode atrasar significativamente o andamento do processo. Quando uma pessoa falece e deixa bens, direitos ou dívidas, é preciso realizar um processo de partilha...

ler mais
Como funciona a usucapião extrajudicial?

Como funciona a usucapião extrajudicial?

A aquisição de propriedade por meio da usucapião extrajudicial tem sido cada vez mais comum, oferecendo uma alternativa mais ágil e menos burocrática para regularizar a posse de um imóvel. Para compreender melhor o processo de usucapião extrajudicial, é importante...

ler mais