Certidão Vintenária – Faça o pedido online AQUI!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 13 mar 20
certidão vintenária

A certidão vintenária é um dos documentos mais importantes a respeito de imóveis. Além da matrícula, há uma série de históricos registrados sobre a propriedade e alguns deles são feitos somente nessa certidão em específico.

Quem faz esse trabalho é o cartório de registro de imóveis, local onde também são realizadas as modificações e atualizações pertinentes.

Dessa forma, o órgão arquiva todas as informações relativas, averbações, construções, confrontações, metragens e proprietários.

Sendo assim, muitas certidões podem ser solicitadas, dentre elas, está a certidão vintenária.

 

Conheça a seguir a importância dessa  Certidão e sua finalidade.

Certidão vintenária, o que é isso?

A certidão vintenária funciona, basicamente, como garantia e comprovação do ônus de um imóvel. É fundamental numa transação imobiliária, como a compra ou a venda, por exemplo.

Sendo assim, essa certidão é composta pela matrícula atual do imóvel e também pelos registros arquivados dos últimos dessa propriedade.

Logo o histórico das duas décadas será declarado no documento. Até mesmo informações de registros e matrículas antigas. Com isso, podem aparecer conteúdos importantes que não seriam acessados de outra forma.

Qual a sua finalidade dessa Certidão?

Vimos que a certidão vintenária serve para verificar os acontecimentos dos últimos 20 anos de moradia. Porém, sua finalidade é de trazer segurança na transação imobiliária.

Isso porque a certidão irá revelar todas as alterações ocorridas com o passar desses anos, sejam elas:

  • Constituição de hipoteca e penhora;
  • Indisponibilidade de transferência;
  • Mudanças na construção;
  • Registro dos proprietários atuais;
  • Existência de usufruto.

Além disso, trazer segurança em possíveis negociações, seja em compras e vendas, verificando se esses registros garantem tranquilidade em muitas outras situações.

Contudo, permutas, doações e requerimentos de usucapião são algumas delas. Então a certidão vintenária tem um papel extremamente importante em todos esses processos.

Afinal, como pedir a certidão vintenária online?

Nunca foi tão prático, rápido e seguro pedir a certidão vintenária como é hoje. Você faz a solicitação pela internet através desse link, quando quiser e recebe o documento no local de sua preferência.

 

O pagamento dos custos de emissão também é feito online de forma totalmente segura.

Então, apesar de ser possível solicitar a certidão no cartório de registro de imóveis, você não precisa mais enfrentar filas e longas esperas.

Basta dar alguns cliques, o trabalho fica todo por conta da equipe especializada em conseguir essa documentação para você.

Feito isso, após poucos dias o documento chegará no endereço indicado via Correios. Mas além da certidão vintenária, o cartório online 24 horas também disponibiliza outras emissões de segunda via de certidão.

Portanto, conte com essa facilidade no seu dia-a-dia e ainda esteja sempre antenado sobre o assunto com o blog informativo.

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Em quais situações ocorre a Penhora de Imóvel?

Em quais situações ocorre a Penhora de Imóvel?

A penhora de imóvel nunca está nos planos de ninguém. Trata-se de uma situação constrangedora, acontecendo principalmente, pelo acúmulo de dívidas. Conheça mais sobre o processo de penhora e se proteja, assim não passando por ele. Contudo, devido a diferentes fatores...

ler mais
Inventário de Bens – Saiba mais!

Inventário de Bens – Saiba mais!

O inventário de bens é um procedimento importante, principalmente, as famílias nas quais disputam patrimônio herdado. Sendo assim, se você não quer enfrentar dificuldades ao solicitar esse tipo de serviço, acompanhe nossas dicas sobre o tema.05 Pensar em fazer um...

ler mais