Certidão Vintenária – Faça o pedido online AQUI!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 13 mar 20
certidão vintenária

A certidão vintenária é um dos documentos mais importantes a respeito de imóveis. Além da matrícula, há uma série de históricos registrados sobre a propriedade e alguns deles são feitos somente nessa certidão em específico.

Quem faz esse trabalho é o cartório de registro de imóveis, local onde também são realizadas as modificações e atualizações pertinentes.

Dessa forma, o órgão arquiva todas as informações relativas, averbações, construções, confrontações, metragens e proprietários.

Sendo assim, muitas certidões podem ser solicitadas, dentre elas, está a certidão vintenária.

 

Conheça a seguir a importância dessa  Certidão e sua finalidade.

Certidão vintenária, o que é isso?

A certidão vintenária funciona, basicamente, como garantia e comprovação do ônus de um imóvel. É fundamental numa transação imobiliária, como a compra ou a venda, por exemplo.

Sendo assim, essa certidão é composta pela matrícula atual do imóvel e também pelos registros arquivados dos últimos dessa propriedade.

Logo o histórico das duas décadas será declarado no documento. Até mesmo informações de registros e matrículas antigas. Com isso, podem aparecer conteúdos importantes que não seriam acessados de outra forma.

Qual a sua finalidade dessa Certidão?

Vimos que a certidão vintenária serve para verificar os acontecimentos dos últimos 20 anos de moradia. Porém, sua finalidade é de trazer segurança na transação imobiliária.

Isso porque a certidão irá revelar todas as alterações ocorridas com o passar desses anos, sejam elas:

  • Constituição de hipoteca e penhora;
  • Indisponibilidade de transferência;
  • Mudanças na construção;
  • Registro dos proprietários atuais;
  • Existência de usufruto.

Além disso, trazer segurança em possíveis negociações, seja em compras e vendas, verificando se esses registros garantem tranquilidade em muitas outras situações.

Contudo, permutas, doações e requerimentos de usucapião são algumas delas. Então a certidão vintenária tem um papel extremamente importante em todos esses processos.

Afinal, como pedir a certidão vintenária online?

Nunca foi tão prático, rápido e seguro pedir a certidão vintenária como é hoje. Você faz a solicitação pela internet através desse link, quando quiser e recebe o documento no local de sua preferência.

 

O pagamento dos custos de emissão também é feito online de forma totalmente segura.

Então, apesar de ser possível solicitar a certidão no cartório de registro de imóveis, você não precisa mais enfrentar filas e longas esperas.

Basta dar alguns cliques, o trabalho fica todo por conta da equipe especializada em conseguir essa documentação para você.

Feito isso, após poucos dias o documento chegará no endereço indicado via Correios. Mas além da certidão vintenária, o cartório online 24 horas também disponibiliza outras emissões de segunda via de certidão.

Portanto, conte com essa facilidade no seu dia-a-dia e ainda esteja sempre antenado sobre o assunto com o blog informativo.

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Como consultar o Código do imóvel no INCRA?

Como consultar o Código do imóvel no INCRA?

O código do imóvel no INCRA é um registro necessário para quem tem propriedade rural, veja todos os detalhes dessa documentação. Para ter uma fazenda agrícola ou para fins de pecuária existem alguns deveres, dentre estes, o registro do imóvel. Essa formalização é...

ler mais
Quem pode requerer a Abertura do Inventário?

Quem pode requerer a Abertura do Inventário?

A Abertura do Inventário é um processo que não precisa ser desgastante, principalmente, após o falecimento de uma pessoa querida. Para isso, você deve conhecer os trâmites desse tipo de ação. Dividir os bens de um indivíduo falecido gera dúvidas, principalmente quando...

ler mais
Matrícula Mãe de um Imóvel: Saiba para que ela serve!

Matrícula Mãe de um Imóvel: Saiba para que ela serve!

A Matrícula Mãe de um imóvel se assemelha com a nossa Certidão de Nascimento, nela estão informações registradas em livros do cartório desde a data em que a propriedade foi construída. A certidão mãe é essencial no momento de compra e venda de um imóvel, por trazer um...

ler mais