Matrícula do Imóvel Atualizada – O que é, para que serve e onde obter o documento?

A matrícula do imóvel é o documento que certifica a individualização do imóvel. Cada imóvel, a partir do momento da sua regularização, deverá possuir esse documento.

 

Para que serve uma matrícula do imóvel?

A matrícula do imóvel pode ser comparada à certidão de nascimento para as pessoas, em que o cartório de Registro Civil documenta as informações relativas àquela pessoa e do seu nascimento: dados como a nacionalidade, sexo, local de nascimento, horário, data, dentre outros. A matrícula do imóvel é a documentação que certifica a existência, perante a lei, daquele imóvel e conterá os dados que registram sua identificação, tais como sua localização; descrição detalhada, contendo, inclusive, as medidas e confrontações; se é apenas um proprietário ou mais, e se pessoa física ou jurídica; compras e vendas; inventários; ações judiciais; alterações e qualquer outra ocorrência pela qual o imóvel possa ter passado.

 

Quando deve ser averbada uma alteração no imóvel?

É fundamental que cada ato jurídico relacionado ao imóvel seja imediatamente averbado no cartório da jurisdição sob pena de outros atos subsequentes ou retroativos só poderem ser realizados através de processo judicial.

A matrícula imobiliária, além de ter a função de histórico do imóvel, contando todos os atos realizados, desde a criação, com o desmembramento do mesmo, ainda serve como uma certidão de propriedade. Ou seja, a verificação de propriedade de um imóvel pode ser feita através de uma consulta à matrícula imobiliária do qual se pretende negociar ou realizar qualquer tipo de ato jurídico.

Leia Também: Averbação de Registro do Imóvel – O que é e como fazer?

 

Solicite online sua matrícula atualizada

A obtenção de uma certidão ou matrícula do imóvel atualizada é simplificada por meio do cartório de imóveis online. Você não necessita mais ir até o cartório para solicitar esse importante documento. Imagine que você está negociando um terreno na praia e reside em Cuiabá/MS, por exemplo. Não faz sentido ir até o cartório do município onde se localiza o terreno objeto da transação apenas para a emissão da matrícula do imóvel. Você poderá solicitar do conforto de sua casa o documento, em qualquer horário do dia ou da noite, recebendo em mãos a documentação necessária.

Referências e Observações

Nós realizamos a emissão da Certidão de Matrícula Atualizada de Imóvel, confira acessando aqui.

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