Modelo de Contrato de Compra e Venda de Imóvel – Baixar Grátis!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 29 abr 20
modelo de contrato de compra e venda de imovel

O modelo de contrato de compra e venda de imóvel costuma gerar muitas dúvidas aos envolvidos neste trâmite imobiliário. Afinal, trata-se de um importantíssimo passo na vida de todos.

O conteúdo que precisa ser especificado no documento para que ninguém saia prejudicado, por exemplo, é uma dessas questões.

E, a partir daí, surgem diversas inseguranças para seguir com a negociação, quais documentos reunir e etc. Então, pensando nisso, resolvemos ajudar você com o post de hoje.

Nele abordaremos os aspectos mais fundamentais dessa parte trabalhosa e burocrática da transação. A ideia é lhe trazer uma boa base para começar.

Além disso, disponibilizaremos um modelo de contrato de compra e venda de imóvel para você baixar gratuitamente durante a leitura. Portanto, vamos ao que interessa?

O que é um contrato de compra e venda?

De maneira resumida um contrato desse porte é realizado para que haja comprometimento entre as partes: proprietário e comprador.

Neste caso, o 1º deve se responsabilizar por vender o imóvel e o 2º por comprá-lo.

Com isso, o vendedor compromete-se a transferir a propriedade do imóvel pelo preço e condições adjacentes, previamente combinadas, ao comprador.

Por fim, a compra só será efetivada quando registrada em cartório. Logo, a assinatura do contrato de compra e venda é parte fundamental para chegar a esse processo.

Sendo assim, somente com o registro do cartório em mãos, o comprador poderá declarar-se como o novo proprietário.

Conteúdo importante para o modelo de contrato de compra e venda de imóvel

Modelo Contrato Compra e Venda de ImóvelNo modelo de contrato de compra e venda de imóvel deverão constar as informações da propriedade, bem como, todas as condições da compra: valor acordado, pagamento, direitos e obrigações das partes, entre outros.

Sem contar, é claro, os dados do vendedor e do comprador, juros e taxas envolvidos e o procedimento em caso de rescisão contratual.

No entanto, para facilitar a sua visualização, disponibilizamos aqui uma referência de contrato para download. Baixe gratuitamente e veja como é preparada essa parte da transação imobiliária.

Quais os documentos fundamentais para comprar ou vender um imóvel?

A documentação dependerá se você é comprador ou vendedor. Mas a seguir você poderá ter uma boa ideia do que precisará reunir.

Comprador

  • Cópias do RG, CPF, comprovante de residência e do estado civil
  • Carteira de trabalho (CTPS)
  • Se for solteiro (a), além do comprovante de estado civil, deve apresentar a cópia da certidão de nascimento (Peça aqui essa certidão)
  • Se for casado (a), o cônjuge precisará mostrar os mesmos documentos acima e ambos devem levar em conjunto a cópia da certidão de casamento (Peça aqui essa certidão)

Vendedor

O vendedor deve apresentar as certidões negativas de:

  • Ações cíveis e na Justiça Federal
  • Ações das Fazendas Estadual e Municipal
  • Interdição, tutela e curatela
  • Protesto de títulos

Peça a certidão do seu imóvel online

Agora você já tem uma boa noção sobre como preparar o seu modelo de contrato de compra e venda de imóvel. Mas como conseguir toda documentação necessária de uma forma simples, sem dores de cabeça?

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Principalmente, quando há certidões negativas sobre o ônus de um imóvel envolvidas.

Porém, a boa notícia é que existe, sim, uma enorme facilidade para isso: o Cartório de Registros de Imóveis Online.

Peça todas as 2ª vias de certidões e também as de ônus reais do seu imóvel através de um rápido acesso.

O pedido é feito de uma forma muito dinâmica. Basta preencher um formulário com os dados da sua propriedade ou de pessoa física.

Feito isso, indique um endereço para onde possamos enviar a documentação e pronto.

Depois você ainda pode acompanhar o andamento do nosso trabalho por meio de uma aba específica para isso em nosso site.

Muito simples e fácil, não é mesmo? Com essa possibilidade, o seu contrato de compra e venda de imóvel vai sair muito rápido do que você imaginava.

Conte conosco e até a próxima!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Como consultar o Código do imóvel no INCRA?

Como consultar o Código do imóvel no INCRA?

O código do imóvel no INCRA é um registro necessário para quem tem propriedade rural, veja todos os detalhes dessa documentação. Para ter uma fazenda agrícola ou para fins de pecuária existem alguns deveres, dentre estes, o registro do imóvel. Essa formalização é...

ler mais
Quem pode requerer a Abertura do Inventário?

Quem pode requerer a Abertura do Inventário?

A Abertura do Inventário é um processo que não precisa ser desgastante, principalmente, após o falecimento de uma pessoa querida. Para isso, você deve conhecer os trâmites desse tipo de ação. Dividir os bens de um indivíduo falecido gera dúvidas, principalmente quando...

ler mais
Matrícula Mãe de um Imóvel: Saiba para que ela serve!

Matrícula Mãe de um Imóvel: Saiba para que ela serve!

A Matrícula Mãe de um imóvel se assemelha com a nossa Certidão de Nascimento, nela estão informações registradas em livros do cartório desde a data em que a propriedade foi construída. A certidão mãe é essencial no momento de compra e venda de um imóvel, por trazer um...

ler mais