Modelo de Contrato de Compra e Venda de Imóvel – Baixar Grátis!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 29 abr 20
modelo de contrato de compra e venda de imovel

O modelo de contrato de compra e venda de imóvel costuma gerar muitas dúvidas aos envolvidos neste trâmite imobiliário. Afinal, trata-se de um importantíssimo passo na vida de todos.

O conteúdo que precisa ser especificado no documento para que ninguém saia prejudicado, por exemplo, é uma dessas questões.

E, a partir daí, surgem diversas inseguranças para seguir com a negociação, quais documentos reunir e etc. Então, pensando nisso, resolvemos ajudar você com o post de hoje.

Nele abordaremos os aspectos mais fundamentais dessa parte trabalhosa e burocrática da transação. A ideia é lhe trazer uma boa base para começar.

Além disso, disponibilizaremos um modelo de contrato de compra e venda de imóvel para você baixar gratuitamente durante a leitura. Portanto, vamos ao que interessa?

O que é um contrato de compra e venda?

De maneira resumida um contrato desse porte é realizado para que haja comprometimento entre as partes: proprietário e comprador.

Neste caso, o 1º deve se responsabilizar por vender o imóvel e o 2º por comprá-lo.

Com isso, o vendedor compromete-se a transferir a propriedade do imóvel pelo preço e condições adjacentes, previamente combinadas, ao comprador.

Por fim, a compra só será efetivada quando registrada em cartório. Logo, a assinatura do contrato de compra e venda é parte fundamental para chegar a esse processo.

Sendo assim, somente com o registro do cartório em mãos, o comprador poderá declarar-se como o novo proprietário.

Conteúdo importante para o modelo de contrato de compra e venda de imóvel

Modelo Contrato Compra e Venda de ImóvelNo modelo de contrato de compra e venda de imóvel deverão constar as informações da propriedade, bem como, todas as condições da compra: valor acordado, pagamento, direitos e obrigações das partes, entre outros.

Sem contar, é claro, os dados do vendedor e do comprador, juros e taxas envolvidos e o procedimento em caso de rescisão contratual.

No entanto, para facilitar a sua visualização, disponibilizamos aqui uma referência de contrato para download. Baixe gratuitamente e veja como é preparada essa parte da transação imobiliária.

Quais os documentos fundamentais para comprar ou vender um imóvel?

A documentação dependerá se você é comprador ou vendedor. Mas a seguir você poderá ter uma boa ideia do que precisará reunir.

Comprador

  • Cópias do RG, CPF, comprovante de residência e do estado civil
  • Carteira de trabalho (CTPS)
  • Se for solteiro (a), além do comprovante de estado civil, deve apresentar a cópia da certidão de nascimento (Peça aqui essa certidão)
  • Se for casado (a), o cônjuge precisará mostrar os mesmos documentos acima e ambos devem levar em conjunto a cópia da certidão de casamento (Peça aqui essa certidão)

Vendedor

O vendedor deve apresentar as certidões negativas de:

  • Ações cíveis e na Justiça Federal
  • Ações das Fazendas Estadual e Municipal
  • Interdição, tutela e curatela
  • Protesto de títulos

Peça a certidão do seu imóvel online

Agora você já tem uma boa noção sobre como preparar o seu modelo de contrato de compra e venda de imóvel. Mas como conseguir toda documentação necessária de uma forma simples, sem dores de cabeça?

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Principalmente, quando há certidões negativas sobre o ônus de um imóvel envolvidas.

Porém, a boa notícia é que existe, sim, uma enorme facilidade para isso: o Cartório de Registros de Imóveis Online.

Peça todas as 2ª vias de certidões e também as de ônus reais do seu imóvel através de um rápido acesso.

O pedido é feito de uma forma muito dinâmica. Basta preencher um formulário com os dados da sua propriedade ou de pessoa física.

Feito isso, indique um endereço para onde possamos enviar a documentação e pronto.

Depois você ainda pode acompanhar o andamento do nosso trabalho por meio de uma aba específica para isso em nosso site.

Muito simples e fácil, não é mesmo? Com essa possibilidade, o seu contrato de compra e venda de imóvel vai sair muito rápido do que você imaginava.

Conte conosco e até a próxima!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Em quais situações ocorre a Penhora de Imóvel?

Em quais situações ocorre a Penhora de Imóvel?

A penhora de imóvel nunca está nos planos de ninguém. Trata-se de uma situação constrangedora, acontecendo principalmente, pelo acúmulo de dívidas. Conheça mais sobre o processo de penhora e se proteja, assim não passando por ele. Contudo, devido a diferentes fatores...

ler mais
Inventário de Bens – Saiba mais!

Inventário de Bens – Saiba mais!

O inventário de bens é um procedimento importante, principalmente, as famílias nas quais disputam patrimônio herdado. Sendo assim, se você não quer enfrentar dificuldades ao solicitar esse tipo de serviço, acompanhe nossas dicas sobre o tema.05 Pensar em fazer um...

ler mais
Veja Como Registrar um Imóvel Rapidamente!

Veja Como Registrar um Imóvel Rapidamente!

Depois de comprar é preciso registrar seu imóvel garantindo a propriedade sobre o mesmo. Então, uma das situações que podem ocorrer caso o registro não seja feito é o imóvel ser penhorado para cobrir dívidas do antigo proprietário. Sendo assim ao registrar, você...

ler mais